
SÃO PAULO – Os índices da bolsa dos Estados Unidos abriram com queda de quase 10% nesta segunda-feira (16) e acionaram o circuit breaker logo nos primeiros minutos de negociação. No retorno, chegaram a piorar para perdas de até 12%, mas amenizaram em seguida.
Às 12h15 (horário de Brasília), o Dow Jones recuava 6,9%, enquanto o S&P 500 registrava perdas de 6,1%, ao passo que o Nasdaq cai 6,4%.
Nos EUA, diferente do Brasil, o primeiro circuit breaker acontece quando o índice recua 7%, levando a uma paralisação de 15 minutos. O segundo ocorre quando as perdas chegam a 13%.
Antes da abertura, os índices futuros já haviam atingido seus limites de baixa, ficando paralisados praticamente toda a madrugada. Esses limites são impostos pelo CME Group para manter um comportamento ordenado do mercado.
O movimento ocorre mesmo após o Federal Reserve, como é conhecido o Banco Central do país, anunciar um corte de juros extraordinário para cerca de zero e um novo plano de estímulo monetário.
Esta foi a segunda decisão extraordinária do BC americano desde o início da crise do coronavírus e novamente a interpretação dominante dos mercados é de que o Fed exaure suas ferramentas de estímulo monetário sem ser capaz de reaquecer a economia em meio à pandemia em curso.
Além do corte das taxas de juros, o Fed ainda anunciou um programa de compras de US$ 700 bilhões em títulos aos moldes do Quantitative Easing (QE) usado na crise de 2008.
Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações!
The post Índices dos EUA amenizam perdas e recuam 7% após circuit breaker ser acionado appeared first on InfoMoney.
